sexta-feira, 25 de junho de 2010

Os times de futebol e as ações


Hoje é dia de jogo do Brasil contra....Portugal!
Ja pensou se os times de futebol seguem a tendencia e lancam acoes no mercado? E ai?vc investiria no seu time? Por um lado, ficaria satisfeito em ajudar e se sentiria dono do seu time(o que de fato seria), participante inclusive de assembleias do conselho. Mas sera que valeria a pena? Seria um sofrimento duplo quando seu time perdesse.

Eu nunca investiria no meu time, por melhor que fosse ou por mais que o ame. Prova disso foi um bolao que participei na semana passada. O Brasil jogava contra a Costa do Marfim e eu fui o unico a apostar em 2 a 1 pro adversario. Eu realmente achava que o Brasil fosse vencer, e torci muito!Mas e se perdesse? Ao menos levava uma graninha!rs.

No mercado de acoes do brasileirao seria mais ou menos assim mesmo. Acho que investiria em times baseado em seus balancos e analises, nunca por amor!

Bom, fecho este post deixando a dica do dia: NUNCA invista porque vc gosta do produto ou acha bonitinha a marca da empresa! Voce acha bacana ser dono da Petrobras?Voce acha legal demais o que a Vale faz pelo meio ambiente? É um sonho ser socio da Cemig, porque sempre paga contas dela? Esqueca tudo isso! Invista porque a empresa é boa, da lucro, tem margem pra crescer, nunca por se identificar!Ja fiz isso e me dei muito mal!

Nao sei se ja comentei, mas alem de estudar direito atualmente, sou formado em medicina veterinaria e trabalhei inclusive em fazendas por algum tempo. É uma paixao. Adoro vacas. Serio mesmo! Apesar de ter preguica de morar na roça e fazendas, gosto de rebanho, principalmente leiteiro. A producao é muito bonita e a selecao genetica na area é fantastica!

Dando prosseguimento, certa vez me deparei com uma acao de codigo MILK11 que representava a Laep Investimentos, uma controladora da Parmalat. Alem de ter uma marca forte, a Laep tinha um planejamento fantastico, inclusive com fazendas e industrias de leite. Pois bem, fui guiado pelo cego amor e comprei as acoes em 2007 valendo algo em torno de R$8.00 cada acao.Logicamente a acao tinha belos planos e um gerente e tanto na sua cabeca. A ideia era esquecer aquelas acoes ali e apenas acopanhar a empresa, os dados, curtir o momento a longo prazo. Pois bem, a acao comecou a despencar e consegui vender perdendo uns 10%. Hoje vale R$0,90 .... Entendem?Nuna siga o coracao quando o assunto sao acoes! Se prendam ao passado da empresa mais do que a seu futuro. Sejam conservadores!!!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário